Depois de quase dois anos de espera a segunda temporada de American Gods chegou arrasando. Se você está perdido sobre quem são os Deuses Novos e os Deuses Antigos, o que eles representam e por que estão em conflito, confira abaixo os seus perfis:
Deuses Novos
Representando o mundo moderno, os Deuses Novos surgem para atender problemas e necessidades que não existiam no tempo dos Deuses Antigos. Entre eles estão Media, Mr. World e Technical Boy.
Media
Reprodução/Starz
Como o próprio nome já diz, a Deusa Media é a divindade da comunicação. Ela representa todo o tipo de mídia de massa, conteúdo global e entretenimento. Na primeira temporada foi interpretada por Gillian Anderson (Arquivo X) e aparecia personificada em celebridades dos primeiros meios de comunicação de massa como rádio, cinema antigo e no princípio da televisão.
Já na segunda temporada, o autor Neil Gaiman sentiu a necessidade de atualizar essa personagem. Ele acreditava que o público mais jovem não iria se identificar com personalidades como Lucy Ricardo, Judy Garland e Marilyn Monroe. Assim surgiu a New Media, interpretada pela atriz coreana Kahyun Kim, que representará a mídia na era da cyber comunicação.
Mr. World
Reprodução/Starz
O Deus Mr. World é o líder dos Novos Deuses. Interpretado pelo ator Crispin Glover (Texas Rising), ele representa a globalização. Ele misterioso, não deixando transparecer suas verdadeiras intenções. Ele foi criado inspirado na obsessão americana com teorias de conspiração e espionagem, algo que ainda é relevante nos tempos atuais e não precisou ser modernizado como a Media.
Assim como sua própria personalidade, seus poderes também são misteriosos. Até agora sabemos que ele é capaz de criar ilusões, como foi demonstrado a Shadow e Mr. Wednesday; Ele é um repositório de todas as informações do mundo e sabe tudo sobre alguém só de olhar para a pessoa; E, também, telecinese como ele mostrou ao remover as algemas de Shadow.
Technical Boy
Reprodução/Starz
Com a modernidade e o avanço da ciência, se desenvolveu a tecnologia. Aí entra o Novo Deus Technical Boy, interpretado por Bruce Langley (Deadly Waters). Arrogante e desesperado por poder e respeito, ele é impulsivo e imprevisível, o que pode ser uma vantagem ou uma inconveniência para ele mesmo e seus aliados, dependendo da situação.
Technical Boy é a personificação da internet e das novas tecnologias. Ele tem o poder da tecnopatia, e pode controlar e influenciar a tecnologia ao seu bel prazer, incluindo o poder de reprogramar a realidade e apagar as pessoas de sua existência. Ele também muda de aparência frequentemente.
Deuses Antigos
Eles representam o mundo antigo, das religiões e do culto à natureza. Temendo o crescimento do poder dos Deuses Novos e sua própria irrelevância e perda de influência no mundo moderno, alguns deles resolver se unirem.
Mr. Wednesday
Reprodução/Starz
Quem tem a ideia e unir os Deuses Antigos é Mr. Wednesday, interpretado por Ian McShane (Ray Donovan), também conhecido como o deus nórdico Odin. Insatisfeito com a expansão dos novos deuses, ele precisa de aliados para travar uma guerra, mas tem dificuldade de convencer os outros deuses antigos a se juntarem a sua causa.
Ele é um enganador carismático, sábio, mas manipulador. Seus poderes são vários como Encantamento, Maldição, Manipulação do Clima, Manipulação Mental, Cura, Comunicação com Animais, Materialização, Visão Divina, Telecinese e Tecnopatia, apesar de não ser tão poderosa quanto a do Techno Boy.
Bilquis
Reprodução/Starz
A Rainha de Sheba, ou Bilquis, é uma Deusa Antiga do panteão arábico. Ela é uma Deusa do Amor que vem perdendo seus fiéis e sua relevância, o que faz com que ela se alinhe aos Deuses Novos com a promessa de que ela voltará a ter muitos seguidores e um novo altar em sua homenagem.
Bilquis é interpretada pela atriz nigeriana Yetide Badaki (This is Us). Ela é uma Deusa de grande beleza, mas que, quando não recebe muitas adorações, fica desnutrida e ressecada. Seus poderes são: Beleza Divina, Abençoar com alegria eterna, Manipulação do Amor, Absorver seus adoradores através do sexo e Imortalidade.
Mr. Nancy
Reprodução/Starz
Também conhecido por Anansi, Mr. Nancy é interpretado por Orlando Jones (Sleepy Hollow). Ele é um Deus da Esperteza e da Trapaça, pertencendo ao panteão do oeste do continente africano, mais especificamente de Gana. O culto a Anansi foi levado aos estados unidos junto com o tráfico de escravos no século 17.
Ele é um dos aliados de Mr. Wednesday e recebe suas adorações através de histórias contadas sobre ele. Como sua origem vem de histórias de animais, a sua forma real é de uma aranha. Atualmente, em American Gods, ele vive no estado da Flórida.
Mad Sweeney
Reprodução/Starz
Sweeney não é exatamente um Deus, mas sim um Leprachaum, que faz parte da mitologia Irlandesa. Ele era um rei medieval que foi amaldiçoado à loucura pelo Santo Ronan. Mad Sweeney é interpretado pelo ator Pablo Schreiber (Orange is The New Black), e foi parar nos Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses do século 19.
O seu poder depende de sua moeda da sorte, que lhe garante força sobrenatural. Quando ele perde sua moeda também perde seu poder. Ele também pode se comunicar com animais e conversa com os corvos de Mr. Wednesday.
Mr. Ibis
Reprodução/Starz
O Deus egípcio Thoth toma a forma de Mr. Ibis, interpretado pelo ator Demore Barnes (12 Monkeys). Ele atua como um escriba e conta muitas das histórias de como os Deuses Antigos chegaram aos Estados Unidos. Ele é, na história, o diretor de uma funerária junto com o seu parceiro Mr. Jacquel. Thoth é o Deus egípcio da magia, sabedoria e também o Escriba de Deus.
Mr. Jacquel
Reprodução/Starz
Juntamente com Mr. Ibis, ele é dono de uma casa funerária. Mr. Jacquel, interpretado pelo ator Chris Obi (Star Trek: Discovery), é a representação do deus egípcio Anubis. Seus poderes são de Transfiguração, Premonição e Psicopompo, o que significa que ele leva as almas dos mortos para o pós vida.
Czernobog
Reprodução/Starz
Interpretado pelo ator sueco Peter Stormare (LA to Vegas), Czernobog é, na verdade, Bielebog o Deus do panteão Eslavo que representa a escuridão, a morte e a maldade. Ele tem como arma a sua marreta, a qual ele usava para matar gado e saciar a sua sede por sangue.
Qual é o seu Deus favorito em American Gods?
Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.